Tradutor

quarta-feira, 13 de março de 2013

Marina Colasanti

Marina Colasanti
Marina Colasanti nasceu no dia 26 de setembro de 1937, em Asmara, Etiópia. Possui nacionalidade brasileira e  naturalidade italiana. Ainda na infância seus familiares retornam ao solo italiano, onde ela morou ao longo de 11 anos. Daí eles partem para o Brasil, depois do início da Segunda Guerra Mundial. Neste local eles desembarcam em 1948, fixando-se no Rio de Janeiro.
Marina escreveu poesias, lançando seu primeiro volume poético, "Cada Bicho seu Capricho", em 1992. Dois anos depois ela ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia pelo livro "Rota de Colisão", de 1993. Sua obra infantil também foi contemplada por esta premiação, conquistada por "Ana Z Aonde Vai Você?", de 1999.
Ela também visitou constantemente o gênero das crônicas, compiladas em diversas obras, entre as quais "Eu Sei, mas não Devia", de 1992. Nestas histórias breves a escritora medita sobre eventos corriqueiros, abordando normalmente questões femininas, o amor, a produção artística, as questões sociais de nosso país, revelando sempre profunda delicadeza.
Marina apresenta em sua obra a marca da diversidade, entre contos, poesias, produções em prosa, literatura infanto-juvenil. Sua primeira publicação infantil foi o livro de contos "Uma Ideia toda Azul", de 1979, que logo conquistou o prêmio O Melhor para o Jovem, concedido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Muitos de seus livros já foram traduzidos para o espanhol. Marina, além de escrever, também ilustrou grande parte de seus livros infanto-juvenis. Outros prêmios conquistados pela autora foram os da Câmara Brasileira do Livro, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, do Concurso Latino-americano de Cuentos para Niños, e o Prêmio Norma-Fundalectura latino-americano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário