Tradutor

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Substantivo e suas flexões

Provérbios

"Quem não tem cão caça com gato"
"Olho por olho, dente por dente"
"Água mole pedra dura tanto bate até que fura"
"Tempestade em copo d'água"
"A curiosidade matou o gato"
"Tudo o que sobe, tem que descer"
"Um é pouco, dois é bom, três é demais"
"Se colhe o que se planta"
"Entra por um ouvido, e sai pelo outro"
"Santo do pau oco"
"Quem avisa amigo é"
"É bom manter os amigos perto e os inimigos mais perto ainda"
"A mentira tem perna curta"

terça-feira, 25 de junho de 2013

Reportagem da Festa Junina


No dia 08/06 ocorreu uma Festa Junina no Colégio São Paulo-Irmãs Angélicas-BH. Homenageando os artistas, Oscar Niemayer e Romero Britto.
       Nessa Festa Junina ocorreram várias danças folclóricas, prendas, oportunidades de conhecer um pouco mais sobre as obras desses artistas mundialmente famosos, também podemos conhecer a cultura e muito mais.
          Os artistas foram homenageados pelos seus atos, pinturas... Foram homenageados os artistas Romero Britto, pelo seu estilo de pintura, e Oscar Niemayer, pelas suas curvas e suas construções em Brasília e no Brasil inteiro.
          Na Festa Junina, teve várias danças, tais como: Dança dos Pandeirinhos, Bota o Pezinho, Caranguejo não é peixe!, Maçariquinho, Quadrilha Tradicional, Pau de fita, Xote Bragantino, Frevo, Quadrilha Tradicional, Boi Bumba, Calypso, Dança Brega, Casamento e Quadrilha, Quadrilha. Que foram apresentadas pelas turmas do Maternal II às turmas da 2° e 3° Série e a Comunidade Escolar.
          Fora a grande demonstração de cultura. Como: a culinária, as brincadeiras, as vestes e a grande alegria de todos.

Narrativa com Provérbio

Vanessa era uma linda garota muito curiosa, que sempre queria saber tudo o que estava acontecendo.
Um dia, Vanessa ouviu seus pais falarem de um presente, e ficou intrigada, pensando que iriam à uma festa sem ela.
Depois de um tempo, Vanessa ficou extremamente curiosa e foi perguntar para seus pais, que presente era aquele. Os pais tentaram esconder, mas Vanessa não deixou, então, disseram que o presente era para ela. Vanessa não entendeu, mas depois foi lembrar que seu aniversário era na próxima semana.
A curiosidade matou o gato

Ruth Rocha


Ruth Machado Lousada Rocha, nasceu em São Paulo, no dia 2 de março de 1931, filha dos cariocas Álvaro de Faria Machado, médico, e Esther de Sampaio Machado, tem quatro irmãos, Rilda, Álvaro, Eliana e Alexandre. É uma escritora brasileira de livros infantis.


Ruth Rocha
É membro da Academia Paulista de Letras desde 25 de outubro de 2007, ocupando a cadeira 38. Formou-se em sociologia política e começou a trabalhar como orientadora educacional no Colégio Rio Branco.
Hoje, Ruth Rocha tem mais de 130 títulos publicados, com traduções de 25 idiomas. As principais obras infantis de Ruth Rocha são:

  • Marcelo, Marmelo, Martelo
  • O Reizinho Mandão
  • SapoViraReiViraSapo, ou a volta do Reizinho Mandão
  • Catapimba
  • Meus Lápis de Cor são só Meus
  • Meu Irmãozinho me Atrapalha
  • A Menina que não Era Maluquinha
  • O Menino que Quase Virou Cachorro
  • Borba, o Gato
  • Escolinha do Mar
  • Faz Muito Tempo
  • O Que os Olhos Não Vêem
  • Procurando Firme
  • Gabriela e a Titia
  • Pra Vencer Certas Pessoas
  • Historinhas Malcriadas
  • A Arca de Noé
  • As Coisas que a Gente Fala
  • Bom Dia, Todas as Cores!
  • Como se Fosse Dinheiro
  • Davi Ataca Outra Vez
  • Este Admirável Mundo Louco
  • Faca Sem Ponta Galinha Sem Pé
  • Romeu e Julieta
  • Lindas Crianças


segunda-feira, 17 de junho de 2013

Questão do Livro

Compare um LIVRO com:
  • Baú de Feiticeiro: Num livro não sabemos o que podemos encontrar, igual em um bau de feiticeiro
  • Navio pirata no mar: Com o livro podemos navegar pelas aventuras, igual a um navio pirata, que navega no mar.
  • Foguete perdido no ar: No livro podemos encontrar histórias infinitas, igual o que um foguete perdido no céu, pode encontrar.
  • Festa: Um livro é igual a uma festa, agitada e animada, e quando acaba você sente saudade.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Visita ao Hospital Sarah Kubitschek

No dia 11/06 os alunos do 6° e do 7° ano do Colégio São Paulo e alguns alunos da Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira foram ao Hospital Sarah Kubitschek para assistirem a uma palestra sobre a prevenção dos acidentes.

          Os alunos do Colégio São Paulo sairão para o hospital ás oito horas da manha de terça-feira. Foram em quatro Micros-Ônibus, super confortáveis e um tanto luxuosos, que levaram o 6° e 7° anos, com aproximadamente vinte e oito assentos, e os professores que acompanharam a viagem, a Cristina, o Eder, o Vicente, a Gláucia e a Irmã Priscila
          Ao chegarem no hospital os alunos foram recebidos pela funcionaria do hospital Regina e foram levados para o auditório, que, como disse o Vicente:"Que auditório!" é sofisticado e aconchegante, para verem  o vídeo, com o auxilio e assistência da bibliotecária, Ana Paula. Vários itens foram citados na palestra, como: Os acidentes no trânsito - para evitar, use cinto de segurança, pois a principal causa dos acidentes é a falta dos cintos de segurança (principalmente nos bancos traseiros); Os acidentes por mergulho - para evitar, não salte de locais com alturas elevadas, pois aumentam o risco de ocorrer uma lesão medular; Os acidentes por queda - para evitar, é bom tomar cuidado com as escadas, em casa e na escola; As agressões por arma de fogo - para evitar, não tenha armas em casa, pois despertam a curiosidade das crianças e adultos, e por acidente pode disparar um tiro inesperado, e fique longe de brigas nas ruas, para evitar que balas perdidas te atinjam. 
          Após a palestra, todos receberam um lanche, que, como disseram os alunos:"Esse lanche, não pode ser chamado de lanche!", que foi uma caixinha de suco e um pacote de biscoitos "Pitstop" integral.
          Quando os alunos chegaram na escola, receberam três folhetos, sobre a prevenção de acidentes, para aprofundarem o conteúdo e nunca esquecerem, pois essas prevenções são muito importantes, em qualquer idade.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

As Formigas - Reprodução Alegre

               Quando eu e minha prima descemos do táxi  já era tardinha. Ficamos perplexas diante do maravilhoso sobrado com janelas estrelar, iguais a duas estrelas marinhas, uma delas com uma ponta há mais. Descansei a mala no chão e apertei o braço de minha prima.
               - É magnifico!
               Ela me impeliu na direção da portaria. Tínhamos escolha melhor. Nenhuma pensão nas redondezas oferecia uma infraestrutura melhor a duas estudantes medrosas, com quartos imensos e superconfortáveis e luxuosos, e ainda podíamos fazer quantas refeições quiséssemos, com cozinheiro de plantão. Subimos a escada rolante, cheirando há rosas.
               - Falta só ser de graça! – disse minha prima.
               A dona era uma jovem e charmosa garota, de roupa social e batom vermelha. Tinha cabelos loiros, perfeitos, presos por uma gominha colorida. Unhas brilhantes e salto alto.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Belo Horizonte

Em Belo Horizonte há vários lugares para se visitar, parques, onde podemos brincar, shoppings, onde bolsas, sapatos e roupas, que estão a nossa espera, restaurantes diversificados, árabe  italiano, japonês..., mas como toda cidade, BH tem seu lado ruim, agressivo e violento, por sinal, a população menos favorecida não tem direito a quase nada, escolas com ensino superior, trabalhos adequados e respeitados.
As propagandas do governo só mostram um lado de Belo Horizonte, a menor parte, a luxuosa. Mas com a outra eles não estão nem ai, com os adolescentes se drogando, e se viciando, bebendo, e endoidando.
Então BH vai mudar?? Ou vou ter que parar de me orgulhar, do lindo lugar em que eu pensava morar?