Tradutor

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Grafite e Pichação

Existe uma grande diferença entre grafite e pichação. A diferença é que o grafite é considerado uma arte de rua, já a pichação não é considerada uma arte, e sim uma atitude de vandalismo. A pratica de pichar pode levar uma pessoa á cadeia durante muito tempo, a punição é de três meses a um ano na prisão e o pagamento de multa.
Grafite e Pichação
As pessoas que têm o costume de pichar, disputam com outros pichadores para saber quem picha mais alto. Daí os prédios, praças, edifícios públicos e privados ficam sujos. Uma solução criativa para evitar a pichação é transformar os muros de edifícios em telas de arte. Outra solução para acabar de vez com a pichação é levar os pichadores para conhecer a arte. Então é aí que aparece o grafite.
Os grafiteiros procuram tirar as pessoas da “malandragem” e levar pichadores para o caminho da arte.
Também há uma diferença entre a pichação, pois ela não é respeitada por ninguém. E o grafite é respeitado porque trata-se de uma arte muito bela. Porém, mesmo que o grafite seja muito belo, tem gente que não gosta desse tipo de arte, ficam relacionando com a pichação.
Os rastros da pichação estão em tudo que se olha na cidade, tudo já virou alvo das lutas de tintas e outros materiais usados para pinchar. Geralmente, não todas, as pessoas que pincham são membros de gangues. E isso acaba contribuindo para a violência nas ruas da cidade.
Diferente do grafite, cuja preocupação é a ordem estética, o piche tem como objetivo a demarcação de territórios entre grupos. No geral, consiste em fazer algo que para eles é uma arte e para a sociedade é o ato de vandalismo.